domingo, 28 de outubro de 2012

A Terra - Um planeta em mudança

Princípios básicos do raciocínio geológico


Catastrofismodefende que no passado, a Terra sofreu a ação de fenómenos catastróficos, principalmente inundações, que resultaram nas configurações geológicas e biológicas atuais, o que explicava, por exemplo, a ocorrência de fósseis marinhos em regiões distantes da costa.








Uniformitarismo - defende duas ideias-base:

- Os acontecimentos geológicos do passado são o resultado das forças da Natureza idênticas às que se observam hoje em dia;
- Os acontecimentos geológicos são o resultado de lentos e graduais processos da Natureza.





sábado, 27 de outubro de 2012

Teoria para a extinção dos dinossauros





Reflexão: Existem várias teorias para a extinção dos dinossauros, pois este acontecimento atraiu desde sempre a atenção de vários cientistas.
Atualmente, a teoria que melhor sustenta o desaparecimento dos dinossauros é a colisão de um corpo de grandes dimensões, proveniente do espaço, com a Terra.

sábado, 20 de outubro de 2012

A medida do tempo e a idade da Terra


Fósseis- restos ou vestígios de um organismo, que viveu em determinado momento da historia da Terra e que se encontra preservado nos estratos das rochas sedimentares. 
Exemplos de fósseis: ossos, pegadas, dentes, ovos...







Reflexão: Os fosseis podem fornecer-nos importantes informações sobre as condições abióticas do meio ambiente onde viviam, e também informações que nos permitem atribuir uma idade que relativa as rochas que os contêm.
 

Ciclo das Rochas





Reflexão: O ciclo das rochas é a prova de que a Terra possui uma dinâmica própria e que está em constantes modificações, sendo assim um planeta “vivo”. 

As rochas - arquivos que relatam a história da Terra

Rochas magmáticas

As rochas magmáticas resultam da solidificação do magma. O magma consiste numa mistura de materiais fundidos e gases, sujeita, em profundidade, a elevadas temperaturas e pressões.
As rochas que se formam no interior da crosta, chamadas intrusivas ou plutónicas, arrefecem lentamente e por isso possuem cristais bem visíveis. 

Fig.1 Granito

As rochas que se formam à superfície, chamadas extrusivas ou vulcânicas, arrefecem rapidamente e por isso não possuem cristais visíveis a olho nu. 


Fig.2 Basalto.




Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são, essencialmente, o resultado da ação de fatores de metamorfismo, como a temperatura  e a pressão, sobre rochas pré-existentes.
 


Fig.3 Xisto


Rochas sedimentares

As rochas sedimentares formam-se a partir de rochas pré-existentes, por um processo que decorre em varias fases:
Meteorização – as rochas sofrem alterações do ponto de vista físico (meteorização física) ou químico (meteorização química).
Erosão – atua sobre as rochas pela ação dos agentes erosivos removendo os sedimentos.
Transporte – os sedimentos sofrem transporte, pelas correntes da água ou do vento, para locais distanciados.
Deposição – quando as condições do meio são propícias, os sedimentos sofrem deposição, podendo depositar-se juntamente com eles restos de organismos.
Diagénese – transformação dos sedimentos numa rocha sedimentar.


                                                         Fig.4 Arenito




Reflexão: na minha opinião, as rochas são muito importantes porque possuem algumas das características que nos permitem recuar no tempo e deduzir as condições ambientais que terão estado na sua origem.
As rochas sedimentares registam características da superfície terrestre quando se formaram.
As rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas permitem determinar a localização de antigos vulcões que se extinguiram.
As rochas metamórficas deformadas permitem inferir as condições de pressão e temperatura dos locais onde se formaram. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Uma breve introdução...

Chamo-me Rosália, tenho 15 anos e sou de Pedraído-Fafe.
Criei este blogue no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia - 10º ano. Vou tentar que este seja um sítio interessante, pois vai conter resumos da matéria e também notícias atuais sobre a disciplina. 
Espero que gostem e, principalmente, que seja útil  :)